R. Dona Mendinha, 999 – Álvaro Weyne, Fortaleza – CE

Funcionamento: Seg a Sex: 07:30 às 17:30

Aplicativo para profissionais de elétrica ajuda na prevenção de incêndios

Foi lançado em Curitiba (PR) no mês de outubro o aplicativo “Be-a-Bá da Elétrica”, desenvolvido para engenheiros elétricos e estudantes para ajudar a prevenir incêndios domésticos. O aplicativo surgiu de uma publicação de alguns anos atrás, que reúne informações gerais sobre a área. O engenheiro eletricista Fábio Amaral, criador do aplicativo, explica que a plataforma é para facilitar os uso das informações reunidas no manual impresso.

A novidade foi desenvolvida pela Engerey, empresa curitibana especializada em Montagem de Painéis Elétricos e integrante do grupo Reymaster, e é uma evolução do conhecido guia de bolso, impresso que contém o mesmo nome e encontra-se em sua sexta edição.

Entre os principais assuntos abordados pela obra, estão conceitos, normas e diagramas.

Ainda, o aplicativo apresenta uma inovação: uma ferramenta para cálculos de barramentos, fios e cabos e componentes das partidas dos motores elétricos; a qual foi demonstrada em tempo real. “O Be-a-Bá roda de modo off-line no celular ou tablets, facilitando consultas e eventuais cálculos que o usuário precise em campo”, afirmou Fábio Amaral.

Henrique Ramos, da Schneider Eletric, comentou que “um dos diferenciais do aplicativo é que sua configuração é intuitiva e faz com que especialistas encontrem respostas rapidamente”.

Disponibilizar soluções variadas para a demanda do cliente com agilidade e precisão são as características do Be-a-Bá que Jacob Mocelin, da Siemens, ressaltou como funcionais. Já Lucimar Lopes, da Enerbras, acredita que “o aplicativo é uma ferramenta importante e usual para todos que atuam na área, inclusive estudantes”.

Ivan Born, professor há 23 anos na UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) das disciplinas de projetos e instalações elétricas, conhece o Be-a-Bá desde a primeira edição impressa, lançada em 2003. “O guia sempre foi distribuído na faculdade e auxilia os alunos em suas tarefas e estudo, principalmente por manter o resumo dos principais conteúdos programáticos. A versão mobile ampliará o acesso a estas informações”.

O guia está atualizado com as últimas modificações nas leis que regem o segmento. O aplicativo está disponível gratuitamente para download nas lojas Apple Store e Google Play.